domingo, 29 de novembro de 2009

Biscoitos de Natal

Amo Natal, mas ando cansada de seus excessos. São luzes demais, enfeites demais, compras em demasia. É chavão? É. Mas cadê o espírito natalino? Onde está o clima de paz que deveria marcar esta festa cristã?

Decido, então, que presentearei os amigos com algo diferente: biscoitos feitos por mim. Não vou enfrentar filas homéricas em um shopping, não vou me estressar para presentar as pessoas que amo.

Passei a tarde com minha mãe, testando a receita. Farinha, açúcar, ovos e muita, mas muita manteiga. Esquecemos da baunilha, mas era só um teste mesmo.

A massa demora a ganhar o ponto certo. E é preciso ter cuidado para não perdê-lo. Enquanto sovava a massa e conversava com minha mãe, pensava nos amigos, nas pessoas de quem gosto tanto e que receberão o presentinho. Ameacei começar a retrospectiva de 2009, mas resolvi deixar para os próximos dias.

Na forma, as bolachinhas são salpicadas com açúcar cristal e canela. E quando entram no forno exalam um aroma delicioso, perfumam a casa. A receita foi aprovadíssima pela família.

Acho que começamos bem o Natal. Valorizando a simplicidade, os amigos e as coisas feitas com amor.



8 comentários:

  1. Mais do que falar dos biscoitos - que já me deram água na boca - quero parabenizar você pelo blog. Nesse mundo novo onde podemos compartilhar nossas idéias e opiniões sem gastar um único centímetro de Floresta Amazônica, só é preciso ter coragem. E você teve e tem. Maravilha.

    ResponderExcluir
  2. Também adoro presentear com guloseimas. Às vezes, mesmo fora de época, faço bolos para pessoas amigas.
    Uma das coisas que também gosto de fazer é enviar pelo correio uma caixa com pequenas lembranças e algo que cheire bem. Não há como esquecer essas coisas. Minha avó presenteava lindas peças de tricô. E você, deliciosos biscoitos.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, lindinha, não há coisa mais bela que a simplicidade e infelizmente no dia dia esquecemos deste encanto. Lembrei do filme Julie e Julia, muiiiiiiiita manteiga, assista. Estou preparadíssima para experimentar esta delícia recheada de carinho, paz e muito amor.

    ResponderExcluir
  4. E como é difícil manter a tranquilidade nesta época... mas é exatamente este refúgio na nossa cozinha, da mão na massa com nossa mãe que nos faz amar o Natal.... aí é que achamos o que precisamos para recomeçar mais um Ano.
    Mas, cade o biscoito?????

    ResponderExcluir
  5. Vou querer esprimentar um!!
    Mas naum sei se vai sobrar ja q parecem ser tão deliciosos!!
    Bjus Juju

    ResponderExcluir
  6. Andreinha,
    Parabéns pelo blog.
    Tá muito fofo.
    Ao ler, vem logo a sensação de que estamos aqui no corredor do jornal, com você contando a história.
    E me põe na fila dos biscoitos, hein?
    Beijo, Luciana G.

    ResponderExcluir
  7. Andréa...a imagem sua ao lado da mãe fazendo o biscoito é digna de uma fotografia...as lembranças...o resgate de antigas emoções...
    bravo.
    CONCEIÇÃO

    ResponderExcluir